segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Entrevista com Ricardo Gondim
Evangélicos participam do Fórum Social Temático

Organizações e redes evangélicas participaram do Fórum Social Temático, que começou no dia 24 e se estendeu até o dia 29 de janeiro, em Porto Alegre, RS. O evento, que é a edição preparatória do Fórum Social Mundial (Cúpula dos Povos) que acontecerá paralelamente ao Rio+20 (conferência da ONU para o meio ambiente no Rio de Janeiro em junho), abriu espaço para organizações e movimentos que queiram discutir temas relacionados ao que fazem.
RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social), Visão Mundial, Rede FALE, Evangélicos pela Justiça, Asas de Socorro e outros dirigirão palestras na quinta-feira e no sábado. “Justiça Socioambiental e Cristianismo: o lugar da Igreja na luta contra a pobreza e o modelo de desenvolvimento brasileiro”.
Na quinta-feira, o tema foi “Mudanças Climáticas: como alterar a rota?”. Uma das palestras, sob responsabilidade de Morgana Boostel, da Rede FALE, sobre o relato da iniciativa em defesa de direitos ambientais em Marabá (PA), registrado no livro Assim na Terra como no Céu, da Editora Ultimato. O livro reúne 13 experiências socioambientais envolvendo igrejas locais. No caso de Marabá, estudantes universitários da ABU (Aliança Bíblica Universitária) e jovens cristãos da Rede FALE realizaram uma série de ações em defesa e revitalização ambiental da Grota Criminosa, um córrego poluído que afetava a população ao redor. Eles conseguiram apoio de igrejas evangélicas (Assembleia de Deus, Cristã Evangélica e Batista Bíblica) e mobilizaram cristãos de todo o Brasil.
No sábado, o movimento “Evangélicos pela Justiça” organizou o debate “Igreja Evangélica e Monitoramento de Políticas Públicas”, considerando que as “igrejas evangélicas são atores sociais que influenciam decisões políticas e tais influências podem ser positivas ou negativas em relação aos interesses dos menos favorecidos”. No sábado também, às 9 horas, a Rede FALE promoveu um culto público por justiça e paz, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Informações: Revista Ultimato online
Igreja Universal: pastores ungem “canetas para passar em concurso público”
A Igreja Universal do Reio de Deus (IURD) é notória por lançar várias campanhas abençoando objetos como rosas e pulseiras. A denominação costuma também ungir objetos com o objetivo de que seus fiéis conquistem supostas bençãos em áreas específicas.
Um vídeo publicado no Youtube mostra dois pastores da igreja fazendo uma convocação para uma dessas campanhas. A campanha anunciada pelos pastores é destinada a pessoas que querem passar em concursos públicos, para isso o pastor diz que o candidato deve levar uma caneta para ser ungida na igreja e que dessa forma nada dará errado.
“Todos os concurseiros, traz a caneta pra nós ungirmos sábado agora (sic) ”, convoca o pastor que diz ainda que quem já fez a prova deve levar o comprovante de inscrição para ser ungido. Ele pede ainda para que o espectador avise aos amigos e conhecidos sobre a unção.
O pastor afirmou: “Vamos fazer uma prece poderosa! Olha, Deus tem toda a sabedoria, se Deus iluminar você e te der a direção, nada vai dar errado, vai dar tudo certo” (sic).
Depois de anunciar sobre a unção das canetas os pastores pediram ainda para que os fiéis levassem uma garrafa de água à igreja, para que eles pudessem colocar nela o “elemento do milagre.”
Os pastores fazem parte da Igreja Universal de Brasília, Templo maior – Asa Sul.
Veja o vídeo da convocação feita pelos pastores:
Recordar é viver
ANDAR NA LUZ

“Tu me livraste da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos.” Sl.56.13
Entre dois caminhos, como decidir por qual andar se você não consegue enxergá-los? Como percorrê-los se não está iluminado e não se sabe onde pisa ou deveria pisar? Para andar na direção certa precisamos de luz; só assim poderemos enxergar por onde estamos andando.
As pessoas costumam dizer que todos os caminhos levam a Deus, porém a Bíblia afirma que só existe um caminho para o Pai e este é Jesus (Jo 14.6). Hoje lemos outra afirmação do próprio Filho de Deus a seu respeito: Cristo é a luz do mundo. Então, Jesus é o caminho e também é a luz que ilumina o caminho. Em outras palavras, somente por ele temos acesso ao Pai e podemos ter um relacionamento com Deus. Talvez você esteja andando em trevas, ou seja, sem enxergar por onde vai e o que está fazendo. Na escuridão, suas atitudes e decisões desagradam a Deus e estão destruindo sua vida, simplesmente porque você não consegue enxergar nenhuma luz, nenhuma direção a seguir. Talvez você até queira fazer a coisa correta e andar no caminho certo, mas não sabe como, pois à sua volta esta tudo escuro.
Se esta é a sua situação, olhe para Deus e você verá a luz de Cristo brilhar. Se você der o passa decisivo em direção a Jesus, ele passará a mostrar o caminho que você deve seguir. Para isso é preciso assumir o compromisso sério de se tornar um seguidor de Jesus, procurar a sua orientação na Bíblia e buscar um verdadeiro relacionamento com ele por meio da oração. Entregue a sua vida a ele e você verá como é bom andar na luz. E pode ter certeza de que, se você não sair do caminho iluminado pela Luz do Mundo, sempre terá o discernimento do certo e do errado, onde andar e onde não andar. Quem segue a Jesus não anda mais na escuridão e viverá eternamente contemplando a Luz no céu.
Texto extraído da Bíblia Pão Diário
AVISOS DA IGREJA CONGREGACIONAL VALE DA BENÇÂO CENTRAL
GUERREIRAS DE ORAÇÃO: 18:30 das quintas-feiras culto das guerreiras de oração.
CULTO DE DOUTRINA: Estamos em uma série de exposições bíblicas na Carta de Paulo aos Efésios, não Percam!
AULAS PARA O BATISMO: Começaremos a partir do início desse ano, um novo grupo de estudos para o batismo, os interessados devem apresentar seus nomes ao Presbítero Ivanildo.
REUNIÃO DOS ADOLESCENTES: Todas quartas-feiras, às 19:30hs no salão anexo da igreja.
BIBLIOTECA: Os adolescentes estão com um projeto de criar uma biblioteca em nossa igreja e para isso contamos com a doação de livros dos amados irmãos.
UAC – O departamento de auxiliadoras já reiniciou as suas atividades esta semana. Convocamos todas as irmãs de nossa Igreja a se envolverem com a obra do nosso Senhor nesse Departamento.
Programação semanal da Igreja Vale da Bênção Central
Dia 31/01 - Terça – Culto de Oração – 19:30h
Direção: Rev. Bruno César..... Reflexão:
Dia 02/02 - Quinta – Culto de Doutrina– 19:30h
Direção: Presb. Paulo Bezerra.. Exposição: Rev. Bruno César
Dia 05/02 - Domingo – Escola Bíblica Dominical – 9:30h
Culto Solene – 19:00h
Dirig.: Presbítero Ivanildo
Pregador: Rev. Bruno César
Recepção: Diáconos: Joás e Paulo Ramos
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Para atrair fiéis, Igreja Católica insere elementos exóticos nas missas

Os ritos católicos já passaram por diversas modificações ao longo da história. No Concílio Vaticano II (1962-1965) muitos fiéis chegaram a alegar o abandono da tradição, com missas em latim e o sacerdote de costas para o povo, enquanto outros acreditavam que era hora de uma “abertura”.
Atualmente a igreja tem procurado atrair fiéis para as celebrações acrescentando à missa elementos culturais característicos de determinadas regiões do país e até de outras localidades, criando assim missas afro, missas crioulas, missas gaúchas, missas sertanejas e em alguns lugares até mesmo voltando ao velho costume onde o padre celebrava o rito em latim de costa para os fiéis.
“Em 2007, o Papa Bento XVI autorizou a celebração de missas em latim aos fiéis que solicitassem. A prática tinha sido abandonada pela Igreja depois do Concílio Vaticano II. Para muitos, a volta representaria uma tentativa do pontífice em reaproximar os católicos insatisfeitos com as reformulações propostas pelo decreto”, explicou o padre Aldo da Paróquia São Paulo Apóstolo, na capital paulista, que uma vez por semana celebra as missas “à moda antiga”, de costas para os fiéis, em direção ao Oriente.
Para aqueles que não querem se sentir em uma catedral da Idade Média, existem paróquias que se aproximam mais da cultura atual criando missas temáticas, como a missa crioula celebrada nos Centros de Tradição Gaúcha (os CTGs), no Rio Grande do Sul. Com cânticos apresentados no ritmo dos violeiros, fiéis trajando vestimentas típicas como bombachas e botinas acompanham a missa idealizada pelo padre Paulo Murab Aripe, diante de um altar ornamentado com cuias de chimarrão, espetos de churrasco e lampiões.
A cultura afro também está presente em algumas missas. De acordo com o portal IG na Paróquia de São João Batista, na cidade de São João de Meriti, Baixada Fluminense, o ritmo da celebração é marcado pelo atabaque, um instrumento de percussão muitas vezes associado à umbanda e ao candomblé.
“A missa afro ganhou força no Brasil na preparação da campanha da fraternidade sobre o sobre o negro, em 1988 [Centenário da Abolição da Escravatura]. Quando vim pra cá em 1997, ela já havia sido consolidada pelo frei David Raimundo dos Santos, da Educafro, que envolveu padres, religiosos e leigos da América Latina e Caribe, com alguns teólogos ligados à teologia da libertação”, explica frei Athaylton Jorge Monteiro Belo, mais conhecido como frei Tatá, que celebra as missas na Paróquia de São João Batista.
Tem também as missas celebradas na língua árabe na Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, igreja greco-católica localizada em São Paulo, onde a leitura do Evangelho é feita em árabe e português e as partes nas quais os fiéis respondem às interlocuções do sacerdote são feitas, em grego, por um coral.
No interior de Goiás existem as missas sertanejas. Na cidade de Guarinos, no interior do estado, até os casamentos são celebrados ao som da autêntica música caipira. “É uma celebração da missa como as outras. A diferença é que ela está carregada de elementos sertanejos e agropecuários”, explicou ao IG o padre Valdivino Borges Junior, conhecido como padre Junior Periquito. O sucesso das celebrações do pároco foi tão grande que ele chegou a gravar o CD e DVD “Missa Sertaneja – Pe. Junior Periquito”.
Apesar das características regionais, a Igreja Católica afirma que os ritos dessas missas são os mesmos que os de uma celebração tradicional. “Na verdade, a eucaristia e os sacramentos são os mesmos. Todas essas celebrações fazem parte do que se convencionou chamar ritos litúrgicos ocidentais da Igreja Católica. Apenas foram feitas adaptações, de acordo com as peculiaridades de cada região ou grupo” explicou o cônego Antônio Aparecido Pereira, da Arquidiocese de São Paulo.
Fonte: Gospel+
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Programação semanal da Igreja Vale da Bênção Central

Dia 17/01 - Terça – Culto de Oração – 19:30h
Direção: Rev. Bruno César..... Reflexão:
Dia 19/01 - Quinta – Culto de Doutrina– 19:30h
Direção: Presb. Paulo Bezerra.. Exposição: Rev. Bruno César
Dia 22/01 - Domingo – Escola Bíblica Dominical – 9:30h
Culto Solene – 19:00h
Dirig.: Presbítero Ivanildo
Pregador: Rev. Bruno César
Recepção: Diáconos: Joás e Paulo Ramos
Agenda Eclesiástica
Terça-feira: 19:30 as 21:00 – Culto de Oração
Quarta-Feira: 08:30 às 11:30hs – Gabinete Pastoral 14:00 hs - Visitação
AVISOS DA IGREJA CONGREGACIONAL VALE DA BENÇÂO CENTRAL
GUERREIRAS DE ORAÇÃO: 18:30 das quintas-feiras culto das guerreiras de oração.
CULTO DE DOUTRINA: Estamos em uma série de exposições bíblicas na Carta de Paulo aos Efésios, não Percam!
AULAS PARA O BATISMO: Começaremos a partir do início desse ano, um novo grupo de estudos para o batismo, os interessados devem apresentar seus nomes ao Presbítero Ivanildo.
REUNIÃO DOS ADOLESCENTES: O departamento informa que estará retomando suas atividades no dia 18 janeiro de 2012. Você, adolescente, não poderá ficar de fora.
DEPARTAMENTO INFANTIL: O Departamento Infantil encerrou hoje suas atividades, e informa que estará retornando no dia 22 de Janeiro do próximo ano.
UAC – Culto do Lar na casa da Irmã Irene Alves Rua Nossa Senhora de Fátima, 242 em São Domingos.
UM NOVO CORAÇÃO

sábado, 14 de janeiro de 2012
As mulheres da Galileia
Retirado de Refeições Diárias - No partir do pão e na oração (Editora Ultimato, 2011
Os evangélicos em 2011
Pastor compara a capa do CD Aliança do cantor André Valadão com a bandeira do movimento gay

UFC: Vitor Belfort x Anthony Johnson

Vitor Belfort, lutador evangélico enfrenta daqui a pouco Anthony Johnson no UFC 142, no Rio de Janeiro, em um duelo do peso médio, no HSBC Arena. Vitor Belfort x Anthony Johnson tem um clima de combate típico entre experiência e vontade.
Belfort já atuou pelos pesados (campeão do GP), meio-pesados (cinturão do UFC em 2004) e vem se destacando entre os médios. Johnson atuava entre os meio-médios, e agora se aventura na categoria de cima.