sábado, 16 de julho de 2011

RELATÓRIO - BISSAU JULHO 2011


RELATÓRIO - BISSAU JULHO 2011.

Estamos todos bem. Chegamos à Bissau dia 05 de Julho, ás 13:30h (horário do Brasil 10: 30). Fomos recepcionados pelos pastores, Paulo Mendes e Carlos Alberto, como também pelas missionárias Jacione Laurentino e Ana Selma.

Os três primeiros dias foram de adaptação na cidade e arrumação da casa. Os primeiros desafios foram:

1 - Nossas malas que não chegaram junto conosco

2 - A temperatura marcando mais que 40 graus

3 - A falta de energia

4 - E a alimentação sempre a base de arroz

5 - Água racionada.

O povo guineense é muito receptivo. Há em Bissau, aproximadamente, 1.600.000.00 (Um Milão e seiscentos mil) habitantes. Aqui tem PETROLIO, muita ÁGUA, mas, a opressão é tão grande que o povo não sabe explorar suas riquezas. Povo muito pobre, carente, mas, de um sorriso encantador que nos transmitem muita alegria apesar da miséria que lhe cerca. O sorriso de um africano toca nossos corações e é impossível as lágrimas não inundarem nossos olhos. Contentam-se com tão pouco, pois, muitos só fazem uma refeição por dia.

Estamos em um contexto mulçumano e católico. Os mulçumanos de três em três horas, mesmo na rua, se reúnem para cultuarem a Alá. Algumas mulheres vestem burca que é uma roupa especial preta que cobre todo o corpo inclusive o rosto (escravidão do diabo, pois em pleno sol quente elas andam assim).

As pessoas não têm muita noção de higiene e fazem as suas necessidades fisiológicas nas ruas, em plena luz do dia.

Bissau é cercada por ilhas, 80 no total. Vinte Ilhas não são habitadas e em Dez destas Ilhas há Igrejas Evangélicas. Tivemos a oportunidade de irmos a uma (Gil de Galinhas), estando lá pude evangelizar uma feiticeira, junto com o Pr Fernando (líder da Igreja na Ilha) e a irmã Lourdes. Suas filhas freqüentam a igreja, mas ela e o esposo não freqüentam. Não acreditavam nas historias bíblicas que suas filhas lhes falavam. Explicamos a palavra de Deus. Ela tinha medo de morrer, caso aceitasse Jesus, por ter alguns “trabalhos” ainda para fazer. Mostramos o plano da salvação e a senhora Inez e seu esposo, o Oliveira, aceitaram a Jesus. Fizemos trabalho especial com as crianças, e damos assistência as pessoas realizando curativos, distribuímos medicamentos e aferindo pressão.

Há muitos casos de verminoses, leishimaniose, malaria e desnutrição principalmente entre as crianças e, entre as mulheres a queixa maior era de dores nas costas. (As mulheres carregam muito peso e lavam pratos e panos numa bacia no chão)

Ao, retornarmos da Ilha, fomos surpreendidos por uma pequena tempestade que durou quase duas horas , ficamos um pouco assustados . Quatro pessoas da equipe passaram mal, começamos a cantar e orar . O barco não virou. Mas uma vez podemos contar com a presença do Senhor Jesus e com a sua proteção.

Motivos de Agradecimentos: Por desfrutarmos da presença do nosso Deus desde da saída ai no Brasil até a nossa chegada aqui em Bissau. Sentimos-nos em casa porque o SENHOR está JUNTO de nós!

Por todo o trabalho realizado e por já ver frutos deste trabalho, para honra e gloria do nosso Deus. Na ilha, e nos Bairros de Kutumadina e Reno obtivemos a conversão de quase cem adultos. Mais de setecentas crianças ouviram a Palavra de Deus e mais de 400 adultos também ouviram o evangelho.

Motivos de Oração: Que nenhum membro da equipe adoeça.

Que nossas necessidades sejam supridas.

Que a equipe mantenha-se unida em prol do Reino.

Que os convertidos se firmem.

Pelos governantes. Para que estes se mobilizem para promoverem uma vida digna a um ser humano, como por exemplo, saneamento básico...

Que nos adaptemos a realidades tão diferentes das nossas (PRINCIPALMENTE A TEMPERATURA – 40 graus).

Sou grata por saber que podemos contar com a Igreja do Senhor Jesus.

Saudades de todos!!!!!

Maria do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário