quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Personagens da nossa história






A História é considerada como fonte identitária de um povo, capaz de retratar as realidades, as vivências e os modos de vida de uma comunidade em cada tempo e nas suas mais variadas sociabilidades. A história não só permite a inserção do indivíduo, mas o resgata como sujeito no processo histórico produtor de histórias e feitos de seu tempo. Portanto, vamos reviver através de imagens os personagens que contribuiram para o desenvolvimento da 1ª Igreja Congregacional Vale da Bênção.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

“Cristo não quer rúgbi aos domingos”


Um dos mais tradicionais do rúgbi, o Torneio Seis Nações começará com desfalque e envolvido em uma polêmica de cunho religioso. O escocês Euan Murray afirmou que não participará da primeira rodada com a sua seleção, e explicou a situação com as suas crenças.

Para Murray, o grande problema é que domingo é um dia a ser respeitado e, segundo ele, Jesus Cristo não quer que se jogue rúgbi neste dia da semana.

“Eu gostaria que não houvesse partidas de rúgbi aos domingos. Cristo não quer que joguemos nos domingos”, afirmou o jogador, que segue uma doutrina evangélica.

Murray chegou a dizer que nem mesmo ligará a sua televisão para assistir a seus companheiros na partida contra a França, já que sua religião também não permite isso.

“Farei o que faço todos os domingos. É um dia em que se deve desfrutar do Senhor”, explicou ele, que não assistirá à equipe, mas afirmou vai orar por ela. Murray é uma das peças mais importantes da Escócia e deve fazer falta ao time na estreia no torneio.

Fonte: Esporte UOL

Em vias de fechar as portas, alegando falta de dinheiro, a Fundação José Sarney inovou na captação de recursos. No último dia 7, a entidade alugou sua sede, o imponente Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís, para evento nada ortodoxo: uma festa sexy. O pátio e os largos corredores do convento – inaugurado no século 17 por padre Antonio Vieira – serviram de palco para um evento ao som das garotas do Female Angels, cuja especialidade, além do estilo musical, Sexy House, é a sensualidade das integrantes.

“Liberte suas fantasias”, dizia o convite, que destacava a proibição para menores de 18 anos. A festa reuniu 1.500 pessoas nas contas do organizador, o empresário Alexandre Maluf. Tudo dentro da mais absoluta responsabilidade, disse. “Houve até distribuição de camisinhas.” Maluf não quis contar quanto pagou pelo aluguel do local. “Isso eu não vou dizer, mas garanto que foi tudo legal. O contrato estava fechado há bastante tempo.” Os ingressos custavam de R$ 60 a R$ 150.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que desconhece a realização de uma “festa sexy” no Convento, sede da fundação que leva o nome dele. O senador negou mais uma vez que participe do conselho diretor da Fundação José Sarney. ”Eu estou afastado da fundação, não tenho nenhuma interferência administrativa e não sei o que está acontecendo”, disse.
Fonte: Yahoo! / Terra

TV Globo no aumento de divórcios no Brasil


Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sugere uma ligação entre as populares novelas da TV Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas.

Na pesquisa, foi feito um cruzamento de informações extraídas de censos nos anos 70, 80 e 90 e dados sobre a expansão do sinal da Globo – cujas novelas chegavam a 98% dos municípios do país na década de 90.

Segundo os autores do estudo, Alberto Chong e Eliana La Ferrara, “a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível” nas cidades do país.

Além disso, a pesquisa descobriu que esse efeito é mais forte em municípios menores, onde o sinal é captado por uma parcela mais alta da população local.
Instrução

Os resultados sugerem que essas áreas apresentaram um aumento de 0,1 a 0,2 ponto percentual na porcentagem de mulheres de 15 a 49 anos que são divorciadas ou separadas.

“O aumento é pequeno, mas estatisticamente significativo”, afirmou Chong.

Os pesquisadores vão além e dizem que o impacto é comparável ao de um aumento em seis vezes no nível de instrução de uma mulher. A porcentagem de mulheres divorciadas cresce com a escolaridade.

O enredo das novelas freqüentemente inclui críticas a valores tradicionais e, desde os anos 60, uma porcentagem significativa das personagens femininas não reflete os papéis tradicionais de comportamento reservados às mulheres na sociedade.

Foram analisadas 115 novelas transmitidas pela Globo entre 1965 e 1999. Nelas, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% eram infiéis a seus parceiros.

Nas últimas décadas, a taxa de divórcios aumentou muito no Brasil, apesar do estigma associado às separações. Isso, segundo os pesquisadores, torna o país um “caso interessante de estudo”.

Segundo dados divulgados pela ONU, os divórcios pularam de 3,3 para cada 100 casamentos em 1984 para 17,7 em 2002.

“A exposição a estilos de vida modernos mostrados na TV, a funções desempenhadas por mulheres emancipadas e a uma crítica aos valores tradicionais mostrou estar associada aos aumentos nas frações de mulheres separadas e divorciadas nas áreas municipais brasileiras”, diz a pesquisa.

Fonte:BBC

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Ele vai estar no Aniversário da Mocidade

Fratura exposta

Quando eu tento curar Israel, o mal de Efraim fica exposto e os crimes de Samaria são revelados (Os 7.1)

O pecado é sempre uma tragédia. Mas o pecado oculto é muito pior que o pecado visível. O pecado oculto envolve a hipocrisia, que é o pecado menos tolerado por Jesus Cristo. O Senhor esbravejou muito mais contra a hipocrisia do que contra os pecados sexuais. Basta reler a violenta condenação da hipocrisia que Jesus dirigiu aos fariseus e mestres da lei (Mt 23). Esta, por exemplo: “Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície” (Mt 23.27). Só aí, o Senhor os chama frontalmente de hipócritas sete vezes.

Não há desculpa nem para o pecado oculto nem para o pecado público. Mas a fratura exposta chama a atenção de todo mundo e incomoda o pecador. Ele é levado a juízo sem perda de tempo, como aconteceu com a mulher adúltera (Jo 8.3). No outro caso, será necessário esperar o escândalo ou o juízo final (2 Tm 5.24).

Não serei ingênuo o suficiente para ter uma vida dupla!

Retirado de "Refeições Diárias com os Profetas Menores" (Editora Ultimato, 2004).